sexta-feira, 24 de agosto de 2012

a primeira bomba atômica

Em 1939, Albert Einstein, um distinto cientista refugiado nos Estados Unidos, enviou uma carta a Roosevelt avisando que Hitler poderia estar a desenvolver uma nova e extraordinária bomba, uma arma tão poderosa que era capaz de destruir cidades inteiras em segundos. Roosevelt mandou imediatamente que se formasse uma comissão para acelerar a pesquisa atómica americana.

Quimicos como Henrico Fermi, tinham calculado que bastariam apenas algumas gramas de um elemento instável (como o urânio) para criar uma explosão de uma intensidade nunca antes vista. Em meados de 1942, Roosevelt confiou aos cientistas americanos o projecto científico mais caro da história: pôr a teoria à prova e produzir uma bomba atómica. J. Robert Oppenheimer, brilhante físico teórico da Califórnia foi nomeado director científico do projecto. Oppenheimer insistia num laboratório especialmente construído para o efeito. Possuía um rancho numa região remota do Novo México e escolheu o topo de uma colina próxima, um local chamado Los Alamos. Oppenheimer recrutou os melhores cientistas norte-americanos, escolheu-os em várias universidades dos Estados Unidos e trouxe-os para o clima hostil do Novo México.

O comandante supremo das forças aliadas na Europa, o general Dwight Eisenhower opunha-se ao lançamento da bomba uma vez que o Japão já estava derrotado. O chefe do estado-maior da marinha concordava com o lançamento. Mas Truman já ponderara todos os aspectos do problema e tomara uma decisão. Foi no dia 24 de Julho de 1945 que o presidente Truman decidiu formalmente lançar a bomba atómica. A ordem dizia o seguinte: "O grupo misto 509 da 20ª força aérea lançará a sua primeira bomba especial logo que o tempo permita bombardeamento visual a partir de uma data próxima do dia 3 de Agosto sobre um destes alvos: Hiroshima, Kokura, Igata e Nagasaki".

Na madrugada de 6 de Agosto de 1945, o Enola Gay deixou a ilha de Tinian no Pacífico transportando a primeira bomba atómica. Três horas depois de ter partido de Tinian aproximou-se de Iwo Jima e encontrou-se com dois aviões de observação que registariam a explosão. O céu estava limpo e não havia registo de aviões inimigos ou baterias anti-aéreas. Pouco depois das 9h15, o capitão lançou a bomba que tinha o nome de código de "rapazinho". Passados 15 segundos explodia sobre Hiroshima antes de tocar no solo. A bomba atómica destruíra tudo. 78.000 pessoas morreram instantaneamente. Mas o efeito da radiação sobre os sobreviventes ultrapassou a imaginação humana. O lançamento da bomba atómica foi realmente um acontecimento decisivo na história mundial. Alterou a natureza da guerra para sempre. Todos os conflitos futuros seriam realizados com o conhecimento da destruição terrível que uma bomba atómica podia provocar. 


2 comentários:

  1. É isso aí, gostei da empolgação agora... Leia bastante, pesquise, analise e registre sua opinião! Siga em frente e conte comigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Victor e Marcelo,
    parabéns pelo blog. Como escreveu a Ana paula aí em cima, agora vocês embalaram de verdade!
    Apenas uma observação: senti falta das perguntas secundárias, seria interessante vocês pensarem em algumas - mesmo com a pesquisa já em andamento - pois elas são importantes para enriquecer a pesquisa, ok?
    No próximo encontro na escola conversaremos mais,
    abraços e boa pesquisa!

    ResponderExcluir